quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TREINAMENTO AERÓBIO CONTÍNUO

O treinamento contínuo também chamado de exercícios cíclicos se baseia nos exercícios tipicamente aeróbios, cuja duração é prolongada com intensidade baixa, moderada ou alta (50 a 85% do VO2 máx.) em ritmo cadenciado.
A zona alvo de treinamento contínuo é determinada pelos limiares máximo e mínimo da freqüência cardíaca máxima (60 a 85%) ou freqüência cardíaca de reserva (60 a 80%) ou ainda pela percepção subjetiva de esforço entre 12 e 16, segundo a escala de BORG; de acordo com os objetivos propostos, idade e a aptidão aeróbia de cada um.
A freqüência pode variar de três a cinco vezes por semana, com duração das sessões entre 30 a 60 minutos.
É um treinamento particularmente adequado para iniciantes em atividades físicas e/ou grupos de potencial de risco ou já portadores de doenças cardiovasculares.
EXERCÍCIO AERÓBIO E REDUÇÃO DO PESO CORPORAL
Qualquer atividade que estiver acima dos níveis de repouso, é bem estabelecida que mais carboidratos e menos gorduras sejam metabolizados por cada caloria gasta.
Durante a prática de uma atividade por um período de tempo prolongado, os estoques de glicogênio não são totalmente exauridos, pois outros órgãos necessitam de glicose para o seu funcionamento. Sendo assim, normalmente a partir de uns quinze minutos, após o início do exercício, realizado em uma intensidade de esforço de baixa a moderada, nosso organismo utilizaria predominantemente lipídios (gordura) como substrato energético.
Seguindo esta linha de raciocínio, quanto mais tempo eu prolongar o estímulo, por mais tempo meu corpo metabolizaria gordura. Pois bem... Para que os “ganhos” advenham da prática constante de exercícios físicos é sabido que novos estímulos devem sem promovidos para que novas adaptações sejam realizadas. Como farei para propiciar novos estímulos ao meu organismo? Aumentando a intensidade do exercício? Incrementando a duração do mesmo?
Assim que o exercício se torna crescentemente mais intenso, um menor total de gorduras é metabolizado. Em outras palavras, intensidade elevada, uma pequena porcentagem de gordura de cada caloria metabolizada é utilizada. Resta-nos então prolongar a duração do estímulo, certo? Estaria correto se não existisse aí um agravante. Se um estímulo perdura por muito tempo, mais de uma hora, por exemplo, começa a ocorrer à produção de um hormônio denominado cortisol. O cortisol é um hormônio extremamente catabólico, ou seja, ele acelera a liberação de radicais livres e degrada proteínas. Em outras palavras, exercícios físicos com duração superiores há uma hora são prejudiciais ao corpo do ponto de vista da saúde e qualidade de vida.
Em suma, os resultados até então adquiridos com a prática de exercícios aeróbios depois de um tempo, três meses ou mais, estagnam. O que fazer? Continue “antenado” que eu procurarei responder todas as dúvidas.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário