quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Musculação e Diabetes Mellitus

       A musculação tem sido recomendada pelas principais organizações desportivas e de saúde do mundo como uma forma de tratamento da diabetes mellitus do tipo II. Inclusive o número de pesquisas envolvendo esse tema vem aumentando consideravelmente.
Uma sessão de musculação com intensidades adequadas pode melhorar a captação de glicose pelo músculo. Isso pode estar associado à translocação do GLUT-4 para a superfície da membrana celular e/ou aumento da expressão do mesmo, aumento de massa muscular e perda de gordura.
Quando utilizada com intensidades adequadas(repetições até a falha concêntrica), amusculação melhoraa resposta dos indicadores de diabetes. Principalmente pela eficiência da mesma em promover o ganho de massa muscular e perda de gordura corporal, fatores que contribuem com a captação de glicose.
Neste sentido, podemos sugerir que o treinamento de força com alta intensidade é uma ótima opção para o tratamento do diabetes mellitus. Inclusive com vantagem expressiva quando comparado ao exercício aeróbio, principalmente na perda de gordura e ganho de massa muscular.
Além disso, a musculação atua beneficamente em algumas variáveis que são fundamentais para atenuar e até mesmo curar a diabetes, como: o aumento do número de proteínas transportadoras de glicose-4 (GLUT-4); aumento da síntese de glicogênio; diminuição da liberação dos ácidosgraxos livres e aumento da entrada de glicose no músculo por meio de uma maior capilarização e um maior fluxo sanguíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário