sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Exercícios Físicos e Hipertensão Arterial

O exercício físico está associado a múltiplos benefícios. Bem planejado e orientado de forma correta, quanto a sua duração e intensidade, pode ter um efeito hipotensor importante. Uma única sessão de exercício físico prolongado de baixa ou moderada intensidade provoca queda prolongada na pressão arterial.
Porém alguns fatores devem se ser considerados para alcançar os efeitos hipotensores do treinamento. É necessária uma padronização quanto à intensidade, frequência e duração das sessões.
Sugere-se que na prescrição de exercícios físicos para hipertensos, o exercício prolongado tenha um efeito hipotensor pós-exercício maior que o de curta duração. Vários estudosapontam que um programa de exercícios de intensidade baixa e moderada (65 a 85% da FCmáx.) são os mais indicados para reduzir a pressão arterial. É consenso na literatura, a eficiência dos exercícios aeróbios de intensidade baixa a moderada na prevenção e tratamento da hipertensão arterial.
Os exercícios resistidos podem provocar um efeito hipotensor, a longo prazo, sendo esse maior após os exercícios de menor intensidade (40 a 60% de 1RM) e com várias repetições (20 a 30) - resistência muscular localizada (RML). Porém estes efeitos devem ser mais bem investigados para verificar a sua magnitude. Por outro lado, exercícios resistidos de alta intensidade (maior que 70% de 1RM) e poucas repetições (8 a 10) – hipertrofia, não têm mostrado nenhum efeito hipotensor em indivíduos hipertensos e promovem picos pressóricos extremamente elevados durante a sua realização.

Musculação e Hipertensão


A musculação pode e deve ser praticada por indivíduos hipertensos, no qual o treino com pesos é feito com cargas baixas (40% da sua carga máxima) e altas repetições (mais de 15 repetições), trata-se da resistência muscular localizada (RML).
As principais recomendações expostas na literatura científica apontam para a não realização de exercícios isométricos e de alta intensidade, que visam à melhora da força e a hipertrofia muscular. A contra-indicação destes tipos de exercícios se deve aos efeitos de aumento súbito e imediato da pressão arterial, o que em pessoas com hipertensão podem gerar lesões e até mesmo rompimento de vasos sanguíneos.
O trabalho aeróbico é fundamental também e para a maior segurança do hipertenso, deve sempre estar monitorando o batimento cardíaco e sua pressão arterial na sala de musculação, e quando realizar a musculação é importante fazer a respiração correta, ou seja, é proibido executar os exercícios em apneia (trancar a respiração). O monitoramento periódico propicia uma avaliação mais adequada da eficácia dessa atividade.
Os exercícios físicos devem ser realizados com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário