quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TREINAMENTO AERÓBIO E REDUÇÃO DE PESO

Os efeitos do treinamento contínuo e intervalado sobre a redução da porcentagem de gordura são divergentes entre alguns pesquisadores. Entretanto, a maioria das pesquisas mostra que os exercícios aeróbios de alta intensidade por curtos períodos de tempo são muito mais eficientes em reduzir a gordura corporal acumulada.
Qualquer atividade que estiver acima dos níveis de repouso, é bem estabelecida que mais carboidratos e menos gorduras sejam metabolizados por cada caloria gasta. Assim que o exercício se torna crescentemente mais intenso, um menor total de gorduras é metabolizado.
Intensidade elevada, uma pequena porcentagem de gordura de cada caloria metabolizada é utilizada. Exercício físico mais intenso, a captação de oxigênio é maior e mais oxigênio total será consumido durante um determinado período de tempo. Mais oxigênio consumido é igual a mais calorias totais metabolizadas.
Imediatamente após o exercício, o metabolismo permanece elevado por vários minutos dependendo da intensidade e da duração do estímulo.
Os efeitos do consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) fazem com que o gasto calórico de uma atividade relativamente intensa aumente de forma considerável. O consumo de oxigênio pós-exercício passa a contribuir consideravelmente para aumentar as calorias gastas. Para cada litro de oxigênio consumido, cinco calorias são gastas. Então, uma pequena porcentagem de gordura utilizada por caloria, multiplicada por mais calorias totais gastas, equivale a mais gordura total sendo utilizada.
Em se tratando de redução de gordura, não é importante a porcentagem de gordura ou carboidrato metabolizado por caloria durante a atividade, mas sim, o que é importante é o número total de calorias gastas na atividade.
Concluindo, o treinamento intervalado através de um aporte maior de oxigênio e um gasto maior de calorias a cada sessão de treinamento propicia uma redução mais efetiva do percentual de gordura do que o treinamento contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário