quinta-feira, 28 de abril de 2011

EXERCÍCIOS AERÓBIOS

       Os exercícios aeróbios normalmente são caracterizados por serem realizados em intensidades submáximas e mantidos por um período de duração maior se comparados, por exemplo, aos exercícios anaeróbios, como uma corrida de 100 metros rasos, na qual nós temos uma alta intensidade de esforço. Porém esse esforço é mantido por um período de tempo relativamente baixo, no nosso exemplo, menos que 10 segundos.
         Atividades como caminhar, correr, pedalar, nadar, pular, entre outras, geralmente são consideradas aeróbias.
     Os exercícios aeróbios têm como objetivo melhorar o nível de condicionamento físico ou performance desportiva, se estivermos falando de um atleta, reduzir a gordura corporal e a pressão arterial (PA). É o tipo de exercício indicado para aquelas pessoas que precisam emagrecer por questões estéticas ou excesso de peso.
          Os exercícios aeróbios geram adaptações principalmente dos sistemas respiratório e cardiovascular melhorando a captação de oxigênio, o que resulta num melhor aporte de nutrientes para os músculos, cérebro e coração.
         Recomenda-se que os exercícios aeróbios contínuos sejam praticados por no mínimo meia hora. Entenda agora o porquê.
         Somente a partir dos 3 a 5 minutos de atividade é que o exercício torna-se predominantemente aeróbio, com 70% da energia consumida proveniente dos carboidratos e os 30% restantes correspondem à queima de gordura.
         De 15 a 20 minutos de atividade física, o cérebro aumenta a produção de betaendorfina, uma substância que está associada à sensação de prazer e bem-estar. Através dessa substância o nosso organismo encontra "ânimo" para continuar o exercício.
         De 25 a 30 minutos, o organismo passa a utilizar os lipídios (gordura) como principal fonte de energia com a finalidade de preservar os estoques de carboidratos depletados durante a atividade. A gordura "queimada" é tanto a corporal quanto a circulante no sangue sob a forma de colesterol ruim (LDL) e triglicérides.
         Por essas características (redução da gordura corporal e circulante, redução da PA, melhora do condicionamento físico) é que os exercícios aeróbios são indicados. Não somente para aquelas pessoas que necessitam emagrecer, mas também para todas aquelas que visam melhorar a sua qualidade e expectativa de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário