quinta-feira, 28 de abril de 2011

INTENSIDADE, DURAÇÃO E FREQÜÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

        A população mundial necessita, cada vez mais, da prática de exercícios físicos regulares, em sua rotina diária, para combater os efeitos nocivos da vida sedentária. Entre eles, o excesso de peso e a obesidade, que vem sendo apontada como o grande mal deste século.
   Como já dito em outra oportunidade não são necessárias horas intermináveis de exercícios físicos para se atingir alguns dos benefícios propostos pela prática regular de uma atividade física qualquer. Segundo consenso de 1996, é recomendado a prática de exercícios físicos no mínimo de 3 a 5 vezes por semana, de 20 a 30 minutos de duração e intensidade de leve, moderada a vigorosa. Em outras palavras, você pode optar em exercitar-se 3 vezes por semana, em intensidade vigorosa durante 20 minutos. Ou exercitar-se 5 vezes por semana, com intensidade moderada, durante 30 minutos. Sendo que esses 30 minutos ainda podem ser fracionados em três blocos de dez minutos, manhã, tarde e noite, por exemplo.
         Uma atividade física com intensidade de leve a moderada é aquela que produz um ligeiro aumento dos batimentos cardíacos, da freqüência respiratória e da transpiração. Atividade vigorosa é aquela na qual se tem um aumento intenso dos batimentos cardíacos, freqüência respiratória e da transpiração.
        Seguindo este protocolo regularmente você já conseguirá atingir alguns benefícios, tais como, diminuição da mortalidade e morbidade (limitações ocasionadas por determinadas doenças). 
       Agora você não tem mais desculpas para ficar parado, hein! Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário