quinta-feira, 28 de abril de 2011

PRESCRIÇÃO DA INTENSIDADE DE EXERCÍCIO ATRAVÉS DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA

     A freqüência cardíaca é uma variável que pode ser utilizada como parâmetro para se quantificar o nível de esforço físico de um determinado exercício. Por exemplo:
·        um exercício físico é considerado de leve a moderado se for realizado a uma intensidade entre 55 a 69% da freqüência cardíaca máxima (FCmáx);
·        intenso se realizado a uma intensidade entre 70 a 89% da FCmáx; e
·        severo se realizado a uma intensidade igual ou acima de 90% da FCmáx.
A freqüência cardíaca máxima é calculada através da seguinte fórmula:
FCmáx = 220 - Idade (Homens)
FCmáx = 226 - Idade (Mulheres)
Por exemplo, para um indivíduo do sexo masculino, sedentário e com 25 anos de idade, a FCmáx será:
FCmáx = 220 - 25 = 195 bpm (batimentos por minuto).
Portanto, se este mesmo indivíduo deseja realizar um exercício moderado, a sua freqüência cardíaca deve estar, aproximadamente, entre 98 e 135 bpm, como podemos verificar através dos cálculos abaixo: 
195 x 0,50 (limite inferior) = 97,5 bpm
195 x 0,69 (limite superior) = 134,55 bpm
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a intensidade mínima de treino para indivíduos sedentários deve ser entre 55 a 64% da FCmáx.
Se o objetivo é emagrecer recomenda-se que a atividade seja praticada com o coração trabalhando a uma intensidade entre 65 e 75% da FCmáx. Caso o seu objetivo seja melhorar o sistema cardiovascular, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando a uma intensidade entre 70 e 85% da FCmáx.
Para contar os batimentos cardíacos basta colocar os dedos indicador e médio logo abaixo da mandíbula entre o osso do pescoço e o músculo esternocleidomastoídeo. Conte o número de pulsações por 15 segundos e multiplique o resultado por 4, dessa maneira você obterá o número de batimentos cardíacos por minuto.
É relevante ressaltarmos que a fórmula para o Cálculo da FCmáx  apresentada acima é mais usualmente utilizada em adultos jovens. Em indivíduos da terceira idade essa fórmula pode apresentar algumas complicações. A utilização da freqüência cardíaca como parâmetro do nível de esforço físico também apresenta algumas limitações, mas isto já é assunto para um outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário