quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUAL ATIVIDADE FÍSICA ESCOLHER?

      Se você leitor vem acompanhando os meus artigos escritos nesta sessão poderia agora estar se perguntando: Qual atividade física eu deveria escolher?
    Eu já mencionei a vocês que para fugir dos males do sedentarismo o importante é se mexer independentemente da atividade física escolhida. Disse-lhes também que não são necessárias longas horas de exercícios para se atingir alguns dos benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios físicos. Pois bem, a escolha de uma atividade física qualquer vai depender de diversos fatores, por exemplo: o objetivo. Qual o seu objetivo? Aumentar a massa muscular, emagrecer, melhorar a sua aptidão cardiorrespiratória? Da sua disponibilidade quanto ao horário. Quanto tempo do seu dia você dispõe para a prática de exercícios? Uma, duas, três horas? Da freqüência semanal. Quantos dias da semana você irá se dedicar à prática de exercícios físicos? Entre outros.
         Mas o fator primordial na minha opinião, independente de qualquer outro fator, é: escolha aquela atividade que lhe proporcione prazer em realizá-la. É isso mesmo. "Prazer" é a palavra chave. A atividade física deve em primeiro lugar ser prazerosa. Não adianta nada eu dizer para vocês que correr é um excelente exercício se vocês odeiam correr. Que entusiasmo vocês teriam, por exemplo, acordar todos os dias, às 6hs. da manhã e correr durante uns 30 minutos?
     O que vai diferenciar uma atividade física da outra é o gasto calórico. Algumas atividades podem queimar mais calorias do que outras. Algumas dão mais ênfase na aptidão aeróbia, por exemplo, Spinning, enquanto outras na força (Musculação), coordenação intra e intermusculares, velocidade e por aí vai.
      A nossa cidade oferece uma variedade de atividades físicas: musculação, ginástica localizada, hidroginástica, Step etc. Isso sem mencionar as modalidades desportivas, tais como: Futebol de Campo e Salão, Basquetebol, Voleibol, Natação, Artes Marciais, entre outras. Pesquise. Procure aquela que você melhor se adapte. Converse com os amigos, com o professor que ministra a atividade. Solicite uma aula experimental.
    Tenha certeza de uma coisa. Não existe atividade física ruim e se for realizada com prazer, melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário