quarta-feira, 8 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A alimentação antes, durante e após a prática de exercícios é primordial para prevenir contra a hipoglicemia (diminuição da taxa de açúcar no sangue), abater a sensação de fome, fornecer energia para os músculos e líquidos para hidratar o organismo diminuindo o déficit de glicose, minerais e água perdidos durante a atividade. Além de restabelecer as reservas de glicogênio hepático gerando uma supercompensação do mesmo.
Em atividades físicas de alta intensidade e curta duração, não há necessidade de alimentar-se durante a realização das mesmas.  Já em atividades de média e longa duração é benéfico à ingestão de alimentos durante a sua prática. Normalmente a reposição alimentar é feita através de líquidos, as chamadas bebidas esportivas, em concentrações contendo geralmente de 6 a 8% de carboidratos especialmente a maltodextrina, que é de fácil digestão e absorção.
Sucos de frutas e água de coco também podem ser utilizados para diminuir o déficit de glicose, minerais e água.
Em atividades de longa duração (ciclismo, maratonas) a refeição deve ser baseada em carboidratos e alimentos de fácil transporte, normalmente sendo utilizado “barras energéticas” e líquidos para a reposição hídrica.
    Após o término da atividade recomenda-se que sejam feitas as reposições hídricas e de carboidratos imediatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário