sexta-feira, 17 de junho de 2011

O "PESO" DA GENÉTICA NO TREINAMENTO FÍSICO

Você já está cansado de passar horas e horas malhando na academia e não conseguir melhorar seu desempenho físico? Talvez o problema não seja o exercício nem a atividade que você pratica. A resposta para a estagnação do seu desempenho pode estar em você mesmo: hereditariedade.
É isso mesmo. Os resultados da malhação não são conseqüências apenas de muito esforço, determinação, disciplina e dietas equilibradas. Metade da resposta ao exercício físico é determinada pelos genes. No caso de atletas, o peso da genética no rendimento é ainda maior, cerca de 80%.
A herança genética determina o tipo predominantemente de fibras musculares: fibras vermelhas, de contração lenta, utilizadas, sobretudo nas atividades aeróbias, como nas corridas de longas distância, por exemplo, e as fibras brancas, de contração rápida, solicitadas nos trabalhos anaeróbios, como o fisiculturismo. A herança genética determina ainda a capacidade de consumo de oxigênio, outro fator relevante no aproveitamento dos exercícios físicos.
Há basicamente três biotipos definidos pela hereditariedade: ectomorfos, mesomorfos e endomorfos.
Endomorfos: são pessoas de estatura baixa e que têm muita facilidade para ganhar massa muscular e acumular gordura. Pessoas com esse biotipo saem-se melhor em exercícios que exigem força, como Ginástica Olímpica, Futebol, Judô.
Mesomorfos: a maioria das pessoas se enquadra nessa categoria. São pessoas de estatura média e que precisam suar mais a camisa se quiserem ganhar músculos. Dão-se bem em atividades que exigem força e resistência física, como Triatlo e Boxe.
Ectomorfos: são pessoas longilíneas, bastante ágeis, com baixo percentual de gordura corporal e com grande dificuldade em ganhar massa muscular. Dão-se muito bem em atividades que exigem leveza e agilidade, como Basquetebol e Natação.
Cabe a cada um agora encontrar o seu limite e ficar dentro do seu biotipo. É arriscado trabalhar acima dele, porém ficar abaixo seria um desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário