quarta-feira, 15 de junho de 2011

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO

De acordo com Weineck (1990), os princípios do treinamento físico são quatro:
Princípio da Individualidade Biológica
         Este princípio diz que cada indivíduo responde de uma forma própria ao treinamento.
         As características individuais são geneticamente determinadas. Por exemplo, o tipo predominante de fibras musculares.
Princípio da Reversibilidade
         Este princípio diz que ao interromper ou reduzir os estímulos, as adaptações (metabólicas, cardiovasculares, neurais, musculares) adquiridas serão parcialmente perdidas. As dimensões e velocidade de perda são semelhantes às dimensões e velocidades de ganho.
         As adaptações metabólicas e cardiovasculares são mais rapidamente perdidas. Já as adaptações neurais e musculares são perdidas mais gradativamente.
Princípio da Especificidade
         Este princípio diz que para a melhora de um parâmetro, o estímulo deve ser direcionado de forma a gerar as adaptações esperadas. Por exemplo: se eu quero melhorar a minha resistência aeróbia no nado crawl de nada me adianta treinar corrida. Eu tenho que treinar na piscina.
         Este princípio deve considerar o objetivo principal do treinamento, o tipo de contração muscular, o grupo muscular solicitado, a duração da prova ou atividade, variável física treinada (força, velocidade, resistência aeróbia) e o estado de condicionamento físico.
Princípio da Sobrecarga Progressiva
         Este princípio diz que os estímulos devem ser crescentes (progressivos) para garantir um aumento na capacidade funcional, evitando-se a estabilização ou até mesmo perdas das adaptações adquiridas.
         As alterações na carga de treinamento podem ser feitas aumentando-se o volume de treinamento, a intensidade, a freqüência semanal, a complexidade dos exercícios.
         Todos estes princípios devem seguidos na hora de se planejar um treinamento. Pois, os mesmos aplicados ao treinamento têm por finalidade proporcionar uma melhora progressiva ou uma manutenção do condicionamento físico ou do rendimento desportivo.   

5 comentários:

  1. Parabens pelo blog Cris, tem uns posts bem interessantes. Com relação a este sobre os princípios do treinamento físico, eu ouvi falar uma vez de um princípio que fala da interdependência do volume x intensidade do treinamento. Sabe alguma coisa a respeito? Eu lembro que tinha algo sobre um coeficiente de intensidade (em %). Li um artigo sobre isso uma vez, mas perdi.Abcs

    ResponderExcluir
  2. Bom noite, Bruno!
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Em relação a sua pergunta, eu desconheço qualquer "Princípio" de Treinamento Desportivo que faça mênção a Interdependência Intensidade e Volume de Treinamento.
    O que sei é o seguinte: A INTENSIDADE DE TREINAMENTO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO VOLUME. Ou seja, quanto MAIOR a intensidade MENOR o volume. Quando o objetivo é hipertrofia muscular, por exemplo, a intensidade e o volume de treinamento devem ser máximos. Entretanto dificilmente conseguimos executar muitas repetições (volume) com uma sobrecarga (intensidade) elevada.
    Dentro de uma Periodização de Treinamento essas variáveis são manipuladas de acordo com a fase de treinamento que o atleta e/ou praticante se encontra.
    Devemos também ter cuidado para evitarmos o sobretreinamento ou supertreinamento ou ainda o overtraining.
    INTENSIDADE é a palavra do Treinamento. Baseado em testes de carga máxima ou repetições máximas é possível determinar o percentual da sobrecarga de trabalho de acordo com o objetivo: resistência muscular, força, potência etc.
    O segredo do sucesso de um treinamento de musculação ou qualquer tipo de treinamento é o planejamento e o controle de suas variáveis: freqüência, intensidade e volume principalmente.
    Espero ter lhe ajudado.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Não deixe de acompanhar meu blog. Pode esperar muita coisa ainda pela frente.
    Um forte abraço.
    Cristhian.

    ResponderExcluir
  3. Entendi, realmente faz muito sentido isso que você falou, eu devo ter feito confusão, afinal faz muito tempo que havia lido aquilo.
    Obrigado por responder
    Abcs
    Bruno

    ResponderExcluir
  4. queria saber sobre intensidade , frequencia e volume para um trabalho de educaçao fisica vc pode me ajudar ?

    E tabem sobre continuidadee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Me diz o que você precisa que verei o posso lhe fazer, ok?
      Um abraço.

      Excluir