sexta-feira, 10 de junho de 2011

SUPLEMENTOS ALIMENTARES: DEVO OU NÃO CONSUMÍ-LOS?

No âmbito esportivo essa é uma dúvida um tanto quanto comum. Mas essa questão também começa a instigar os praticantes de atividade física.
Antes de dar a resposta a essa pergunta eu faria uma outra: você realmente precisa de suplementos alimentares? Se você é uma pessoa normalmente ativa que faz uma alimentação balanceada e equilibrada, ou seja, que contém todos os nutrientes energéticos necessários para o desempenho de suas tarefas diárias, por que você necessitaria de algum suplemento alimentar?
Você pratica atividade física regular de cinco a seis vezes por semana? A sua sessão diária de treinamento tem duração superior à uma hora? Se a sua resposta a essas perguntas é não, então acredite não é necessária à ingestão de nenhum suplemento alimentar. Pelo contrário, o excesso de nutrientes pode lhe ocasionar sérios problemas de saúde como formação de cálculos renais, quando, por exemplo, ingerimos em demasia vitaminas hidrossolúveis (vitaminas C e do complexo B) ou acúmulo em forma de gordura na gordura do fígado, quando se ingere excessivamente vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). De qualquer maneira, o excedente acaba prejudicando principalmente esses dois órgãos sobrecarregando suas funções.
Se por ventura a sua resposta as minhas perguntas é sim, então aí vai um conselho para você. Procure um nutricionista para lhe indicar qual o melhor suplemento no seu caso. Não adquira suplementos de terceiros e sem a devida prescrição. O profissional melhor qualificado para fazer isso é um nutricionista. O nutricionista vai calcular o seu requerimento calórico durante o dia, o gasto energético proveniente da prática da sua atividade física e a partir daí orientá-lo. Não é correto o seu professor lhe prescrever nenhum suplemento. Pelo contrário, o profissional em Educação Física não prescreve nem medica nada aos seus clientes. A sua função enquanto um profissional da saúde é orientá-lo sobre os benefícios e males de uma determinada substância. 
Gostaria de dizer que não sou contra quem usa e nem contra os suplementos alimentares, desde que, necessários, sejam prescritos corretamente e que não prejudiquem a saúde de seus usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário