segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo: Qual o seu tipo físico?

Em 1940 o Dr. William H. Sheldon apresentou ao mundo a teoria dos “Somatotipos”. Sua teoria descrevia três tipos básicos de estrutura corporal: os endomorfos, os mesomorfos e os ectomorfos.

A teoria do Dr. Sheldon virou uma referência na comunidade científica mundial e está presente em quase toda literatura sobre perda de peso, fitness e bodybuilding.

Desde que todos nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o nosso tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma mais apropriada. Geneticamente falando somos, na verdade, uma mistura desses três tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você mais vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu tipo físico.

MESOMORFO

São aqueles mais bem dotados geneticamente falando porque são mais pré-dispostos a terem maiores ganhos musculares. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada. Para os bodybuilders e para os fanáticos por fitness essa é uma excelente notícia!

ENDOMORFO

As pessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.

ECTOMORFO

Difícil de ganharem peso! Pernas e braços grandes, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. Esses são os ectomorfos. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente.

No próximo artigo darei algumas sugestões sobre alimentação e treinamento específicos para cada um desses tipos físicos. Não percam e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário